filosofia
Luiz Felipe Pereira de Melo Teijido Barroso
Trabalho 1
1 – Qual seria o objetivo da filosofia?
Desenvolver a capacidade de discernimento,entendimento e compreensão da vida e dos fatos, construir nas pessoas; curiosidade positiva e questionamento responsável,que são as únicas formas de permitir a criatividade e a evolução intelectual do gênero humano. Aprender filosofia é aprender a olhar o mundo e os fatos com mais cuidado e mais responsabilidade, procurando analisar os seus porquês.
2 – Como que a filosofia se diferencia da ciência e qual a intercessão entre elas?
A ciência e a filosofia surgem para desmistificar o mundo e as concepções até então construídas pela religião, pelos mitos e pelo senso comum.. Elas nascem juntas para deixar de lado as metáforas e as analogias e vão usar de um preceito básico: A demonstração através da racionalidade. Tanto que os cientistas antes eram chamados de filósofos. Mas, a partir do século XVII a Ciência se afasta da filosofia. e se aproxima da técnica.
A ciência é empírica, experimental e metódica, a filosofia não tem essa preocupação. Para filosofar não é preciso necessariamente fazer experimentos e utilizar de determinados métodos como na ciência. Como também a ciência apresenta-se como um conhecimento totalmente claro e preciso enquanto a filosofia não. Ela se caracteriza mais pela liberdade em relação a esses preceitos que são indispensáveis na ciência.
3 – Quais as varias definições de filosofia?
Visão do mundo de um povo de civilização ou uma cultura, sabedoria, esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, fundamentação crítica e teórica dos conhecimentos e das práticas.
Trabalho 2 - Conhecimento Filosófico x Científico
1 - Distinguir o conhecimento científico do conhecimento filosófico
Conhecimento científico preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo