Professor
Em 1900-1700 temos o período Paleopalacial, a escrita era basicamente pictográfica, onde ate hoje não foi possível sua tradução, chamada de “Linear A”. Mais ou menos por volta de 1700 ouve o 1º movimento de destruição das regiões de Creta, possivelmente por abalos sísmicos. Por volta de 1700 encontra-se o período Neopalacial, onde os palácios são substituídos pelos megaróm1 onde mora o rei que também e sacerdote e é considerado divino. Essa civilização não era Belicosa2, temos Cnosso estabelecendo um domínio sobre os demais palácios.
Por volta de 1600 temos a emergência da civilização micênica que tinha sua escrita baseada no “Linear A” da civilização Cretense, chamado de “Linear B”, que já ouve uma tradução, ela se espalha por toda Creta. E não era uma civilização igualitária e tinha uma estrutura formada; Wa-na-ka (Anax) rei e tido como divino, La-w-ge-tas era o conjunto de nobres que também eram militares, Te-re-ta que são a nobreza local e funcionários reais, Pa-se-mur ou basileus eram responsáveis pela fiscalização da zona rural, ko-re-te que assessoravam os pasemur, Ke-ro-si-ja eram o conselho aldeão, os Damos eram os homens livres e os Do-e-ro os escravos.
O mundo Homérico
Saindo da “idade das trevas” que ocorreu em 1200-800, entra o período clássico ou período dos heróis, recebe o nome de idade das trevas pelo fato de que nesse período não se tem registro escrito, o retorno dessa escrita adaptada do fenício, não era so para elite, nesse período também ocorre o desaparecimento da civilização micênica que ocorre entre 1200-1100, lembrando que esse desaparecimento não foi instantâneo.
1200-1050 ouve muitas guerras e crises e como consequência o índice demográfico cai e por volta de 1050 se tem uma recomposição demográfica. Após esse período então temos agora palácios para seus reis que agora são chamados de “Basileus”, ouve uma ascensão dos pobres locais com uma fragmentação do M.P.A3. Nesse