Psicodinamica das cores
CORES
Vermelho e Amarelo
SENAC-MA
SÃO LUIS, 14 de Março de 2013
Psicodinâmica das Cores
As cores transmitem mensagens, tendo cada uma significados positivos e negativos. Por isso os publicitários e profissionais do marketing utilizam-nas bem, para poder criar suas peças publicitárias atingindo seus objetivos de comercialização de produtos e transmissão de pensamentos e conceitos através da combinação de cores.
Influência sobre pessoas...
Provocam sensações e estimulam sentimentos que estão ligados a cada cor.
Animam, relaxam, provocam emoções boas e más.
Por isso toda publicidade deve levar em consideração a influência das cores sobre os consumidores
Tipos de cores
Cores
quentes: aumentam o apetite, a concentração, energia, estímulo, criatividade, revigorância. Ex: vermelho, amarelo, laranja.
Cores
frias: sensação de relaxamento, contemplação, frieza, tranquilidade, solidão, diminuem a fome. Ex: Azul, verde, cinza. Vermelho
É uma cor quente e transmite sensações positivas e negativas.
−
Positivas: paixão, amor, energia, entusiasmo, excitação, calor, força, velocidade, ação, confiança. Torna as pessoas ativas, enérgicas, afetuosas, impulsivas e corajosas.
Negativas: agressão, raiva, guerra, revolução e imoralidade. Provoca instabilidade nas pessoas.
Amarelo
É a primeira cor que o olhos humano pode perceber.
Tem mais brilho que o branco e acelera o metabolismo. É a cor mais cansativa, pode irritar os olhos. Positivas: inspirador, compreensiva, diversão, ilumina.
Corresponde ao conhecimento e sabedoria, razão e lógica. Irradia discrição intelectual, discernimento e capacidade de decisão.
− Negativas: ciúme, covardia, mentira e cuidado.
Envolve decepção, afastamento, comportamento controlador, maldade e bajulação. Pode levar a uma negatividade extrema associada com depressão e pessimismo profundo.
Mas não podemos esquecer das influências