HTML 5
Definição
HTML5 (linguagem de marcação hipertexto, versão 5) é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo para a World Wide Web sendo assim uma tecnologia chave para Internet originalmente proposto pela Opera Software.
A quinta versão do HTML traz consigo importantes mudanças com relação ao papel do HTML na Web, através de suas novas funcionalidades como semântica e acessibilidade.
O HTML5 incorporou novos recursos, antes só possíveis por meio de outras tecnologias (ex. Flash). Sua finalidade tem sido melhorar a linguagem oferecendo suporte para as mais recentes multimídias, enquanto a mantém facilmente legível por seres humanos e consistentemente compreendida por computadores e outros dispositivos (navegadores, parsers, etc).
Atualmente o HTML5 ocupa o novo padrão para o HTML, XHTML, e o HTML DOM.
História
O Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG) iniciou em 2004 a elaboração de um novo padrão para HTML, enquanto isso a W3C estava voltada ao desenvolvimento do XHTML 2.0, e o HTML 4.0 ainda não tinha sido atualizado desde 2001.
Em 2009, o W3C juntamente com WHATWG decidiram parar o desenvolvimento do XHTML 2.0 passando assim a trabalharem juntas no desenvolvimento do futuro HTML5. O projeto do HTML5 foi bem aceito pela comunidade de desenvolvedores Web, e rapidamente tornou-se tema favorito da mídia de 2010.
No mesmo ano Steve Jobs da Apple que nunca foi muito adepto do Flash, emitiu uma carta pública intitulada "Reflexões sobre o Adobe Flash", onde ele mesmo conclui que o desenvolvimento do HTML5 tornaria o Adobe Flash não mais necessário, tanto para assistir vídeo ou mesmo exibir qualquer conteúdo web. Isso provocou uma revolução entre os desenvolvedores e fãs do Flash, onde muitos sugeriram que, enquanto o HTML5 não proporcionasse funcionalidade melhor e mais uniforme devido a variedade de navegadores existentes não conseguiria de fato chegar a um padrão.
Cronologia