HTML 5
1EVOLUÇÃO DO HTML 5
1.1 HTML 5
1.2 HTML 2 5
1.3 HTML 3 6
1.4 HTML 4 6
1.5 HTML 5 6
2COMO FUNCIONA O HTML 7
3CARACTERÍSTICAS 7
1.6 NOVOS ELEMENTOS 7
1.7 ELEMENTOS DE CONTEÚDO 8
1.8 ELEMENTOS RETIRADOS 9
1.9 DOCTYPE 10
CONCLUSÃO 8
INTRODUÇÃO
Para se falar sobre o HTML5 é preciso primeiro saber o que é e como surgiu o HTML. HTML (Hypertext Markup Language - Linguagem de Marcação de Hipertexto), hipertexto são conjunto de elementos ligados por conexões, esses elementos podem ser textos, imagens, vídeos, sons, documentos etc. O HTML é uma linguagem de marcação, ela serve para informar ao navegador como as informações (hipertexto) serão exibidas.
A linguagem foi criada pelo físico britânico Tim Berners-Lee que trabalhava na CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear), ele havia proposto um projeto com conceito de hipertexto em que queria facilitar o compartilhamento e atualização de informações entre pesquisadores, e em 1990 viu a oportunidade de juntar hipertexto a internet. Para colocar em funcionamento sua idéia Tim Berners-lee também criou um protocolo para transmitir essas informações pela rede chamado de HTTP (Hypertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto).
1 EVOLUÇÃO DO HTML
1.1 HTML
A primeira versão do HTML foi a revolução que popularizou a internet, até então a internet só era presente em universidades e ambientes militares. O primeiro website com padrão HTML surgiu em 6 de agosto de 1991 e já era necessário um navegador com o suporte a linguagem para o acesso, já haviam alguns navegadores como Midas, Viola e Cello, mas o que ganhou maior popularidade foi um navegador chamado Mosaic desenvolvido na universidade de Illinois em 1992, em 1994 os desenvolvedores do Mosaic visando algo maior fundaram a empresa Netscape Communications Corporation, e lançaram o navegador Netscape que dominou nessa época. Também foram lançados outros navegadores nessa época como por