Racionalismo
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA SERRA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HERIKSON CARRANCHO
MAGNO GIANNINI
MARCELO LIMA
PATRÍCIA SILVA
TRABALHO DE FILOSOFIA
SERRA - ES
2013
HERIKSON CARRANCHO
MAGNO GIANNINI
MARCELO LIMA
PATRÍCIA SILVA
TRABALHO DE FILOSOFIA: RACIONALISMO
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física, do Instituto Superior de Educação da Serra, como pré-requisito para aprovação na disciplina Filosofia sobre Racionalismo, sob orientação do Prof. Emilson .
SERRA-ES 2013 INTRODUÇÃO
O Racionalismo foi um movimento cultural situado entre os séculos XVI e XIX. Mais do que mais uma doutrina gnosiológica ou teoria do conhecimento, o Racionalismo foi uma perspectiva cultural global. Foi uma das correntes filosófico-científicas do homem da Idade Moderna. Para o Racionalismo, o homem pode chegar pela razão, a verdades de valor absoluto. Seja a partir de fatos, os quais, ultrapassando a mera força dos sentidos, o homem pode, com a força da razão, abstrair e atingir condições transcendentais do mundo; seja a partir da pura intuição, que prescinde dos fatos. O que o Racionalismo buscava, na verdade, era conhecer a essência. Por isso, não se prendia aos fatos ou ao mundo sensível, mas afirmava que a razão humana poderia transcender e chegar ao conhecimento de realidades transcendentes.
RACIONALISMO
Ao longo de toda a história do conhecimento humano e da Humanidade em si, vê-se que o homem sempre tentou compreender o mundo que o cercava. Desde o mito até a atual era da técnica, esse é um problema longe de ser esgotado. Nesses dez séculos, sob a hegemonia da Igreja Católica, a