O que é educação
Nome do livro: O que é Educação.
Edição: 23º.
Local da edição: São Paulo.
Editora: Brasiliense.
Ano da publicação: 1989.
RESUMO:
Lendo-se “O que é educação” percebe-se que a educação acontece em todo e qualquer local, independe de haver escola, professores ou horários estipulados, ela é uma prática essencial e indispensável, que pode e deve ser praticada por toda a vida, é uma prática essencial e indispensável.
A história da educação começa com os índios, que com suas crenças, hábitos e costumes ensinam os mais jovens de sua tribo a como se comportarem e seguirem as suas tradições. Mesmo sem que a palavra “educação” seja citada por ninguém nesta época, ela já existia como uma forma de transferência de saberes e costumes.
Desde o início dos tempos, até hoje, infelizmente, a educação é diferenciada conforme o grupo social a que cada pessoa pertence. Os mais ricos são ensinados a comandar e têm níveis mais elevados de estudos e os mais pobres são acostumados a serem subalternos e apenas obedecerem, sem questionamentos.
A educação é vista como um modo de customização, desde cedo se aprende como se deve falar, comportar-se diante de outras pessoas, a estar sempre pronto para atuar de acordo com o que a sociedade quer de nós, quando nascemos ela já esta organizada com leis e regras, cabe a nós o seu respeito e cumprimento.
Aos mais otimistas, ela é vista como um modo de mudança da realidade, uma transformação para melhor, a luta por uma sociedade mais justa, solidária e compreensiva, mas esta luta sempre entra em confronto com os interesses políticos, com o que interessa aos mais poderosos. E é aí que ela perde força e acaba sendo calada, lutando apenas por interesses comuns a todas as classes.
EDUCAÇÃO: UMA PRÁTICA ESSENCIAL.
INTRODUÇÃO
Atualmente, percebemos que a educação é primordial, sem ela não somos ninguém e não chegamos a lugar nenhum. É na escola que aprendemos a ser “gente” de verdade, nos tornamos críticos