O que é Educação
Em um mundo onde ha uma gama de informações se processando em velocidade jamais imaginada antes, se faz necessário pensar no que é a educação. Partindo da premissa de que não é simples pensar esse conceito, pois poder apresentar-se de forma singular ou mesmo dentro de uma pluralidade. Singular quando se aponta o olhar na direção do tradicionalismo educacional, onde o professor detêm o saber e a escola o meio exclusivo onde se processa o ato. Seria dotada de um pluralismo, a partir do instante em que sua prática ocorre dentro das mais variadas formas, ou seja, desde a educação familiar, o convívio social até chegar ao ambiente escolar. Do ponto de vista da heterogeneidade etnicoracial que o mundo contemporâneo abriga, com os vários “mundos” que coexistem dentro do sistema capitalista, nada mais racional do que pensar, imaginar uma educação da diversidade, com a cultura própria de cada povo, com uma educação adaptada ao clima local, a geografia, a historicidade e as necessidades de cada sociedade. Assim:
Ora, a educação é o território mais motivador dessa mapa. Ela existe quando a mãe corrige o filho para que ele fale direito a língua do grupo, ou quando fala a filha sobre normas sociais do modo de “ser mulher” ali. Existe também quando o pai ensina ao filho a polir a ponta da flecha, ou quando os guerreiros saem com s jovens para ensiná-los a caçar. A educação aparece sempre que surgem formas sociais de condições de controle da aventura de ensinar-e-aprender.” ( BRANDÃO, 2007, p 11)
A educação tem um papel fundamental dentro de qualquer sociedade, é ela que ajuda a perpetuar, modificar ou mesmo identificar um povo, levando aos descendentes a necessidade de entender o porquê de sua existência. Assim, podemos entender que a educação é mutável para cada sistema em que se encontra com sua função intimamente ligada as necessidades do meio social onde se aplica. Pode formar guerreiros, burocratas, advogados, doutores, crenças, ideias, ou mesmo