O que é educação?
Quando falamos de educação devemos lembrar que todos os seres vivos de alguma forma sofrem algum processo de educação. Podemos pegar vários exemplos na natureza, por exemplo, quando uma leoa começa a negar a amamentar seu filhote e começa a ensiná-lo a comer carne e posteriormente a caçar, pois sabe que a vida dele dependerá dela conseguir ensina-lo corretamente e ele aprende-la de maneira eficiente.
Assim também nos seres humanos vivenciamos experiências de aprendizagem todos os dias em diversas áreas do dia a dia: em casa, na rua, no colégio, na igreja, etc.
“A educação ajuda a pensar tipos de homens, mais do que isso, ela ajuda a criá-los, através de passar uns para os outros o saber que o constitui e legitima.” (p. 11).
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 28º ed., 1993.
Portanto educação não é apenas aquilo que é passado na escola (geralmente esta é a visão de muitas pessoas), mas sim todas as experiências vividas e passadas adiante para outra(s) pessoa(s).
“Tudo o que se sabe aos poucos se adquire por viver muitas e diferentes situações de trocas entre pessoas, com o corpo, com a consciência, com o corpo e a consciência. As pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe-e-faz, para quem não-sabe-e aprende.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 28º ed., 1993.
Enfim, constata-se a existência de diversas formas comunitárias de ensinar-e- aprender e todas estas possuem como principal objetivo a socialização que por sua vez faz o contorno da identidade, da ideologia e do modo de vida de um grupo social. (exe.: tribos indígenas, um grupo de evangélicos...).
E é justamente esse o calcanhar de Aquiles da educação, pois, com consciência ou não, as pessoas reproduzem ideologias que atendem a grupos isolados da sociedade. Aí se vê que a educação reflete a sociedade em que ocorre, em sociedades