Plano de continuidade de negocios
JULIO CÉSAR PECCH
LEONARDO CASES MARTINS
LUIZ HENRIQUE CONEGUNDES PEREIRA
MARIO EMÍLIO CAMARGO LEITE
PCN
PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
SÃO PAULO
2008
Plano de continuidade de negócios.
A dependência das organizações em relação aos seus sistemas de informação cresceu assustadoramente nos últimos tempos. Os sistemas computacionais de hoje apresentam um papel extremamente importante nas atividades críticas para a sobrevivência das corporações: muitas atividades não poderiam ser executadas com eficácia – se é que poderiam ser realizadas – sem o apoio dos computadores.
Queda de energia elétrica, greves de pessoal, danos intencionais, tudo isso pode representar efeitos desastrosos nos sistemas computacionais. Casos de explosão de bombas em Londres e ataques terroristas como o do World Trade Center ilustram o fato de que organizações podem ser seriamente comprometidas se não apresentarem um plano de continuidade do serviço exeqüível e pronto para o uso.
Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo de elaboração de um plano de continuidade de negócios, detalhando a sua estrutura, conceitos, fluxo operacional, atores e aplicabilidade.
Palavras-Chave: Ameaças, aplicações, backup, desastre, processo crítico e informação crítica.
Conhecer os problemas potencialmente provocados por falhas no sistema, as soluções que existem para evitar falhas ou recuperar o sistema após um evento, assim como o custo associado a essas soluções, torna-se imprescindível a todos que pretendem continuar usando computadores, desenvolvendo sistemas ou prestando um serviço computacional de qualidade aos seus clientes. Para desenvolvedores de software, projetistas de hardware e administradores de rede, o domínio das técnicas voltadas à disponibilidade total torna-se essencial na seleção de tecnologias, na especificação de sistemas e na incorporação de novas