O que é educação
A educação está em, todos os lugares não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre à educação vem de berço ela começa em casa de acordo com a cultura de cada povo correspondendo a sociedade em que se vive, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria.
Em uma tribo por ex: ela é comunitária e igualitária, já em nossa sociedade capitalista: específica, isolada e desigual.
Na Grécia Antiga a educação, denominada de Paidéia, se iniciou como comunitária, mas na prática isso não aconteceu, havendo uma educação para nobres, outra para plebeus e nenhuma para os escravos, ai entra o pedagogo, um escravo domestico que além de conduzir apenas as crianças nobres à escola também era responsável pela sua educação e integração para a sociedade como um todo.
Em Roma como na Grécia,a educação inicialmente era comunitária, mas com o tempo a formação do patriarca agricultor sobressaia sobre o cidadão. Surgindo a escola primária, como a escola de primeiras letras gregas, também surge à escola gramática, a formação de trabalhadores na oficina de trabalho, e o cidadão era educado para também empregar seu saber na sociedade. Surge então o cristianismo na Antiga Europa para uma educação que através da escola salvaria almas, e isso perdurou até o final do século XIX quando Émile Durkheim começou a ligar educação e sociedade, a educação vira fato social, pois para ele há um consenso harmônico que mantêm o ambiente social.
Mas pergunta ? se saber este consenso, pois na verdade a educação não aplica sua idéia, a prática é bem diferente, há uma elite capitalista que controla a educação, entretanto, ela ocorre fora das paredes da escola, na comunidade, assim a dominação capitalista encontra resistência política.
A única forma de reinventar a educação, como dizia Paulo Freire, é traze ? lá ao cotidiano do aluno, fazendo com que a vivencia e as experiências do indivíduo façam parte efetiva da escola, ai a educação