Adm sistemas de marketing
ADM DE
SISTEMAS
DE
MARKETING
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de tomada de decisão e os fatores envolvidos que influenciam nas decisões estratégicas, com seus riscos e o gerenciamento do composto de produto.
Segundo Ronald Howard, uma decisão é um meio para alcançar objetivos, e tomar uma decisão consiste em fazer uma escolha, que se traduz numa ação de alocação de recursos (que é revertível apenas à custa do desperdício de alguns recursos como tempo e dinheiro). A dificuldade da tomada de decisão depende da complexidade do problema e da incerteza dos agentes de decisão. Muitos aspectos devem ser levados em conta, como custo, benefícios, riscos. Esses aspectos relacionam-se entre si e tem ritmos de variação diferentes, o que dificulta a identificação dos fatores-chave da tomada de decisões. Muitos são os fatores que influenciam a tomada de decisão dos diretores das empresas, visto que existem várias estratégias disponíveis e que cada estratégia apresenta um risco que poderá refletir no resultado da empresa.
A arte de tomar decisões é fundamental na área da Administração das organizações. Segundo Chiavenato (2004, p. 254) tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.
A decisão envolve uma racionalidade do tomador de decisão. A racionalidade resulta da escolha das estratégias mais apropriadas para o alcance dos objetivos, na busca dos melhores resultados. Para aumentar a racionalidade no processo decisório deve-se: buscar as informações relevantes para o assunto a ser decidido; ter a capacidade de determinar preferências utilizando algum tipo de mensuração; ter a capacidade de selecionar a alternativa que maximize a satisfação do tomador de decisão e minimize as consequências negativas.
Conforme Chiavenato (2004, p. 255) processo decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão. O