Imunologia
As células TCD8 citotóxicas são seletivas e são assassinas em série das células-alvo nos sítios de infecção
Uma vez dentro de uma célula, o patógeno torna-se inacessível aos anticorpos. A função das células TCD8 é matar as células que foram dominadas pela infecção intracelular. De modo geral, o sacrifício das células infectadas, serve para prevenir a disseminação da infecção nas células saudáveis.
As células T citotóxicas contêm grânulos líticos armazenados contendo uma mistura de proteínas especializadas denominadas citotoxinas.
1) As células T CD8 começam a sintetizar citotoxinas em forma inativa e armazená-las em grânulos líticos assim que são ativadas pelo antígeno específico nos tecidos linfóides secundários.
2) A ligação do receptor de célula T à uma célula-alvo, faz com que a célula secrete sua carga de grânulos líticos, que é enviada diretamente à superfície da célula-alvo infectada. Devido a sua especificidade antigênica, as células T citotóxicas escolhem somente células infectadas para o ataque, deixando em paz as células saudáveis.
3) A célula T focaliza a secreção de grânulos na pequena área na célula-alvo, onde essa se fixa à célula T. À medida que a célula-alvo começa a morrer, a célula T citotóxica é liberada da célula-alvo e começa a produzir novos grânulos. Quando os grânulos novos estão prontos, a célula T citotóxica é capaz de matar outra célula-alvo. Dessa forma, uma célula T citotóxica pode matar muitas células infectadas em seqüência.
As células T citotóxicas matam suas células-alvo induzindo apoptose
As células mortas por células TCD8 não sofrem lise ou se desintegram. O alvo das células T citotóxicas murcham e encolhem. Esse tipo de morte celular impede, não somente a replicação do patógeno, como também a liberação de partículas virais infecciosas. Esse suicídio celular é denominado apoptose ou morte celular programada, sendo induzido na célula-alvo pelas citotoxinas liberadas pela