Ciencias escritas
Dentro do conceito da psicologia social os autores acreditam que psicanálise e marxismo são conceitos híbridos, ou seja, são visões de mundo diferentes, mas que dependem uma da outra.
A visão freudiana faz uma análise psicológica do individuo já a visão marxista faz uma análise coletiva do ser humano. A psicologia social caracteriza-se não pela focalização do individuo mas pela exigência de encontrar o homem na sociedade.
A humilhação social é um fenômeno histórico, ela é ocasionada pela desigualdade política e faz com que exista exclusão de uma classe inteira de homens.
O individuo passa por um fenômeno de angustia externo e interno de humilhação, podemos destacar que algumas vezes a humilhação social é determinada por mecanismos econômicos inconscientes, ou seja, trata-se de um fenômeno psicológico e político.
O ser humano humilhado perde a perspectiva de vida, podemos citar um exemplo, um bairro pobre de periferia é visto com um olhar de preconceito, o que faz com que os moradores sintam vergonha de sua origem. Ao analisarmos a historia da origem das favelas podemos perceber que quando houve a emancipação dos escravos , não aconteceu a reforma urbana necessária , assim sendo ocorreu-se uma exclusão desse indivíduos. E fez com que essas pessoas passassem a se organizar de uma maneira que pudesse sobreviver, sem planejamento e infra-estrutura, os escravos estavam libertos, mas não tinha recursos financeiros. Sendo assim a sociedade como um todo fez com que os indivíduos fossem humilhados socialmente, pois a desigualdade social gerada pelo sistema faz com que o ser humano seja equiparado uns aos outros, portanto aqueles que estão desfavorecidos sofrem