O que é constituição
CONCEITOS DE CONSTITUIÇÃO
Sentido Sociológico
Para Ferdinand Lassale constituição no sentido sociológico são fatores de poder de uma sociedade. São reflexos de valores sociais de uma sociedade onde ela diz o que a constituição deve ser.
Sentido Político
Já no sentido político Carl Schmitt afirma que constituição não serve para dizer o que a sociedade quer ela serve para estruturar o Estado.
Porque a constituição são normas de estruturar o Estado, ou assegurar os direitos fundamentais, sendo que o diferente disso são leis constitucionais.
Neste sentido foi desenvolvido um pensamento que é usado hoje que as leis constitucionais são divididas em material e formal.
A material é quando se trata de direitos fundamentais e /ou estruturação do Estado (formas de governo, seus órgãos etc. Não importando a forma que foi introduzida no ordenamento jurídico, considerando só a matéria.
A formal é quando se trata de outro assunto e se refere também como foi introduzida no ordenamento jurídico, são aquelas feitas pelo poder soberano num processo legislativo mais difuso, com força normativa, mas, não são materiais.
Sentido jurídico
A Constituição não deve buscar seu fundamento em outras ciências, que não seja a ciência jurídica. É o puro dever-ser.
Ela pode ser entendida por dois sentidos:
a) Lógico-jurídico: De acordo com esse sentido a Constituição é norma fundamental e hipotética.
- Fundamental: pois ela fundamenta a Constituição.
- Hipotética: pois não é posta pelo Estado, é pressuposta.
b) jurídico-positivo: De acordo com esse sentido a Constituição é a norma positiva suprema, feita pelo constituinte, constituição escrita, norma que fundamenta todo o ordenamento jurídico. No caso do Brasil, têm-se como exemplo a CF/88.
Pirâmide de Kelsen
amigosdaguardacivil.blogspot.com/26-04-2014