Desiquilibrio Ambieltal

1077 palavras 5 páginas
Nome : Elton Da Silva , Numero 7

Desiquilibrio Ambiental :

Muitos desequilíbrios ambientais, verificados nos mais diversos ecossistemas, ocorrem de maneira natural, independente da preservação do ser humano.
As erupções vulcânicas, por exemplo, podem eliminar no meio ambiente quantidades significativas de cinzas e de lava, capazes de eliminar parcial ou totalmente inúmeras formas de vida instaladas em suas proximidades. Incêndios também podem ocorrer naturalmente, devastando a cobertura vegetal de uma região e comprometendo a fertilidade do solo, entre outras consequências.
Mas, a interferência humana na natureza, especialmente nas últimas décadas, tem provocado muitos e variados casos de desequilíbrio dos seres vivos nos mais naturais como o solo, a áqua e o ar.
Às alterações ambientais advindas das atividades humanas costuma-se aplicar o termo poluição. Mas, de maneira geral, a poluição pode ser considerada como qualquer mudança nas propriedades físicas, químicas ou biológicas de um determinado ecossistema, ocasionada ou não pela ação humana e que acarreta prejuízos ao desenvolvimento das populções ou causa desfiguração na natureza.

“ Rio Amazonas sofre desequilíbrio ambiental. “

A substituição da Floresta Amazônica por cultivos agrícolas e pastagens está afetando um de seus mais preciosos bens: o Rio Amazonas. A bacia hidrográfica que representa uma das maiores reservas de água doce do planeta já apresenta em alguns pontos níveis alterados de substâncias como nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio.

Estudo apresentado ontem no último dia da III Conferência Científica do LBA - o Experimento em Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia - revela que a destruição da floresta afeta a composição biogeoquímica do Rio Amazonas, ao menos em sua parte central, o que pode provocar alterações sérias em sua biodiversidade.

- Um dos primeiros resultados surpreendentes de nosso estudo é que existe uma interação muito grande entre

Relacionados