o que é arte - introdução
O artista por muito tempo, principalmente no Renascimento, foi visto como um ser divino que continha um dom para comunicar pelas imagens o que desejava ou era instruído a comunicar. No Iluminismo, a evolução deste conceito levou á conclusão que a técnica poderia tornar qualquer pessoa em um potencial artista, ou seja, enobrecendo o ensino da Arte e a capacidade humana.
A obra de arte seria o trabalho mais exemplar de um artista ou a melhor amostra artística de um pensamento ou idealismo. Cada obra de arte possui um significado único e um processo artístico, que pode modificar-se de artista para artista, mas sempre há a busca pela emoção e/ou reflexão através de uma experimentação artística, onde o artista responde artisticamente á algum questionamento.
Na afirmativa, ‘’ Uma cena que parece uma pintura, não faz uma pintura.’’ Pode-se notar que a lógica da pintura não é parecer com algo , mas sim ser algo com um próprio significado, mesmo que seja uma mimese, uma cópia da realidade, por ser arte, ela simboliza muito mais que a apenas uma imagem.