Introdução a História da Arte
A Pré-História é o período iniciado com o surgimento do homem na Terra, que vai até a invenção da escrita. Tudo o que sabemos dos nossos ancestrais pré-históricos vem das pesquisas de historiadores e de antropologistas, já que não existem documentos ou relatos escritos. Eles reconstruíram esse período com base nos objetos encontrados ao redor do mundo e em pinturas e gravações do interior de diversas cavernas, as chamadas pinturas rupestres. (rochas)
O primeiro período é chamado de Paleolítico, ou “Idade da Pedra Lascada”, pois os instrumentos e as armas eram feitos de pedras lascadas, produzindo, assim, bordas cortantes. Os grupos humanos eram nômades e abrigavam-se em cavernas, para se protegerem das intempéries da natureza. Viviam da coleta de frutas e da caça de animais de grande porte, como bisão, boi, cavalo e urso.
As primeiras manifestações artísticas são as pinturas registradas nas cavernas, como as encontradas em Altamira. Esses desenhos eram simples e representavam cenas de caça de maneira naturalista.
Suas tintas eram o resultado da mistura de óxidos minerais, argilas coloridas e vegetais, em que os elementos sólidos eram triturados e dissolvidos na água, no sangue de animal e na gordura vegetal e animal. O preto era obtido com carvão e ossos carbonizados. Eles aplicavam as tintas com as mãos, ou com espátulas e pincéis rudimentares, e também utilizavam a técnica de pistolar, enchendo a boca de tinta e soprando por um canudo de madeira ou osso.
Eles também fizeram esculturas de marfim, de osso e de pedra, com predomínio das figuras femininas, como a Vênus de Lespugne, o baixo-relevo da Vênus de Laussel, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria . Elas tinham formas volumosas e arredondadas, simbolizando a fertilidade da mulher.
Durante o período Neolítico, ou “Idade da Pedra Polida”, o homem produziu armas e instrumentos com pedras polidas por atrito, tornando-as mais