Introduçao arte terapia
“A arteterapia baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas, tanto das que experienciam doenças, traumas ou dificuldades de vida, como das que buscam desenvolvimento pessoal. Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, as pessoas podem ampliar o conhecimento de si, dos outros, aumentar sua auto-estima, lidar melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.”
Associação Americana de Arteterapia
A Arteterapia menciona a utilização do ‘’artistico’’ como uma cura quando o paciente é acompanhado por um arteterapeuta experiente, onde tem de existir uma boa relação, que facilite todo o processo de tratamento. Não se trata apenas de uma junção da arte com a psicologia, mas sim de uma metodologia própria que implica processos criativos e terapeuticos diferentes, que posteriormente vai facilitar a interacção paciente-terapeuta.
Neste trabalho o grupo pretende fazer uma pesquisa e selecção de informação sobre a Arteterapia, onde iremos formular uma definição geral desta, saber onde esta é usada e em que pacientes e adquirir conhecimento da sua evolução ao longo da história, ou seja, reformulações que esta sofreu. Sendo uma terapia procuraremos saber as suas vantagens, e caso haja, as suas desvantagens. Ainda temos como objectivo traçado relacionar esta terapia com a Fisioterapia e assim dar a conhecer ao professor o estado de desenvolvimento da Arteterapia em relação à Fisioterapia.
Deste modo pretendemos dar o melhor de nós e elaborar um excelente trabalho, fácil de entender, e para isso, o seu rendimento e a interacção entre os elementos do grupo é