trabalhos
A Arte terapia como o próprio no me já diz, funciona como um processo de uma disciplina hibrida que trabalha nas áreas das artes e da psicologia buscando conectar os mundos interno e externos de um indivíduo através de sua simbologia, como uma busca e uma terapia em busca do eu interior, o que remete a uma expressão simbólica de cada indivíduo para se obter uma estrutura individual de ser ou expressão sobre como a pessoa é no seu eu interior e o que ela quer para si, tendo em vista um individualismo para nos vermos em nós como somos e autenticar o que passamos as pessoas próximas a nós. Toda esta auto análise e auto expressão faz com que a arte terapia seja como um tratamento psicológico embalando um contexto psicoterapêutico de mediadores artísticos. O que torna esta relação com a terapia um tanto quanto particular, entre o criador com a criação (arte) e o terapeuta. A introdução à imaginação, ao simbolismo e também à metáforas é o que promove ao crescimento do processo.
A arte terapia originou-se quando Carl Jung passou a trabalhar com o fazer da artístico, em forma de dinâmica criativa e que integra a personalidade ele citou: “Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida.”(Jung, 1920).
Jung fala que a arte por si só tem finalidade criativa e a energia psíquica, consegue transformar-se em imagens e através dos símbolos, isso significa expressar seus conteúdos mais internos e profundos a uma amostragem artística. De acordo com Jung, devia-se observar os sonhos, pois demonstram criações inconscientes que o nosso consciente muitas vezes consegue captar, e junto ao terapeuta pode-se buscar seus significados.