Trabalho De Filosofia
Neste trabalho abordarei as questões da arte no meio social como instrumento de compensação de nossas fragilidades psicológicas, falando sobre como ela pode interferir em nosso cotidiano e como a arte se faz presente no nosso mundo contemporâneo, fazendo referencia a uma obra “Arte como terapia” que aborda os pontos mais importantes dessa troca que a arte faz com o ser humano em relações a suas emoções e fragilidades psicológicas que abordam questões físicas.
O que é arte?
A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira.
Na história da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a arte como uma imitação da realidade, mas Bergson ou Proust a vem como a exacerbação da condição atípica inerente à realidade. Kant considera que a arte é uma manifestação que produz uma "satisfação desinteressada".
De acordo com o Romantismo, Vitalismo, Fenomenologia, Marxismo, surge também outras e novas interpretações de "arte". A dificuldade de definir arte está na sua direta relação e dependência com a conjuntura histórica e cultural que a fazem surgir. Isso acontece porque quando um estilo é criado e estabilizado, ele quebra com os sistemas e códigos estabelecidos.
Para os povos primitivos, a arte, a religião e a ciência andavam juntas na figura, e originalmente a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. Para os gregos, havia a arte de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios.
A arte desenvolve o autoconhecimento e é uma excelente maneira de transmitir o resultado a outras pessoas. Partilhar nossas experiências é notoriamente difícil; as palavras às vezes parecem insuficientes.
A arte como