Trabalho de filosofia
2º período medicina
Trabalho de Filosofia
Docente: José Otacílio Leite
Discente: Celina Pires
Porto Velho
2012
Questões
1. Quando passamos de atitude costumeira à atitude filosófica?
Passamos a ter atitude filosófica quando as crenças ou opiniões preestabelecidas começam a nos parecer contraditórias e incompatíveis entre elas. Quando passamos a procurar compreender o que elas são e por que são desta ou daquela maneira, fazendo indagações ou interrogações, passamos da atitude costumeira à atitude filosófica.
2. Por que se pergunta “Para que filosofia?”?
Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata, de modo que quando se pergunta “Para quê?”, o que se quer saber é qual é a utilidade disso, para que serve. Verdade, pensamento racional, procedimentos especiais para conhecer fatos, aplicação prática de conhecimentos teóricos, correção e acumulo de saberes: esses objetivos e propósitos das ciências não são científicos, são filosóficos e dependem de questões filosóficas. Os cientistas partem delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas.
Assim, o trabalho das ciências pressupõe, como condição o trabalho da filosofia.
3. O que é e como é a reflexão filosófica?
Reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo, ela também se volta para compreender o que se passa em nós nessas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos.
A reflexão filosófica é radical porque vai à raiz do pensamento, pois é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para pensar-se a si mesmo, para conhecer como é possível o próprio pensamento ou o próprio conhecimento.
4. Explique o que é a Filosofia como saber a respeito da realidade