Trabalho de Filosofia
Neste trabalho discutiremos sobre a importância da Filosofia no estudo da Geografia, em que podemos destacar de maneira geral dois aspectos interligados das duas disciplinas, que seria as contribuições da filosofia para o inicio da geografia e a contribuição do método para a formação da geografia enquanto ciência. O trabalho retrata a ligação entre geografia e filosofia, como tema central, a construção do conhecimento geográfico, centrada no método científico, e resgata a teoria do conhecimento na sua relação com a realidade objetiva. Este trabalho possui considerações genéricas sobre as possíveis relações entre o pensamento de alguns filósofos e determinadas teorias.
Buscaremos de forma objetiva e clara mostrar a relação que a Filosofia nos proporciona, em conjunto com o estudo da geografia, na qual perceberemos uma ação conjunta antiga, com o enfoque nos filósofos e do método usado pela filosofia que foi de suma importância para o método geográfico.
CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA PARA O INICIO DA GEOGRAFIA
Precisamos primeiro entender, que a disciplina de Geografia só surge a partir do século XIX e até então era intitulada como conhecimento geográfico, esse conhecimento existe desde o principio da humanidade, quando os “homens das cavernas” realizavam atividades de caça,pesca e coleta, isso em busca de alimentos, e onde buscava defender seu território ou conquistar um território melhor, isso parece apenas parte da história, mas isso é um conhecimento geográfico. Desde que teve a necessidade de se adaptar ao meio em que vivia, o homem já utilizava, mesmo sem saber noções de Geografia em seu cotidiano.
E é justamente seguindo essa vertente de conhecimento geográfico na qual podemos citar inúmeros exemplos que se encaixam nessa concepção, como os navegadores, matemáticos, cartógrafos, astronautas, historiadores e filósofos, na qual iremos destrinchar superficialmente, sobre as suas contribuições para o avanço do