O que é antropologia?
O homem quando quer escapar da ignorância que o aflige, seja nos aspectos sociais ou até mesmo morais, ele passa a perceber a grande importância de ter em mãos a ciência que preocupa com os fatores humanos e suas relações, fundamentada desde o surgimento do homem até as sociedades atuais. Para se construir um Estado, é necessário um estudo sobre os que ali viverão para que as leis abranjam todas as necessidades e metas daquele povo.
A Antropologia abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, e todas as populações socialmente organizadas. Que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem, a capacidade que ele tem de conhecer-se, nos costumes e no instinto.
Antropologia, como o próprio nome diz (antropo=homem e logia=estudo) é o estudo do homem e seus costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta, ou seja, estudam também a evolução física, cultural entre outros. A Antropologia também estuda o homem em sua diversidade cultural, assim podemos estudar e compreender manifestações sociais, modos, hábitos, folclore, rituais, mitos, crenças, religiões. Os antropólogos utilizam como fontes de estudo desde fosseis, imagens, livros e depoimento, mas, sem duvida alguma, a vivencia em povos ou comunidades estudadas fornecem um numero grande de informações úteis ao pesquisador.
Antropólogos famosos da história:
- Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico.
- Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos.
- Claude Levi-Strauss (1908-) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.
Aluno: Igor Fernando Montanhini Gil, Thiago Rodrigues Silva
Data: dia