Relatorio de resistencia ohmica e não ohmica
Alunos das Engenharias da Areas1 – 4° semestre - Turma: 04 5ELEI-NT3
Alunos: Arley Farias da silva, Marcos Figueiredo da Silva, Deivid leal, Ednailton,Van Carlos, Ruy Walter
Entregue ao Professor Vicente da disciplina Eletricidade e Magnetismo
Resumo
A fim de observarmos a aplicabilidade prática, com o estudo do movimento, ou seja, do fluxo de elétrons em condutores, materiais e consequentemente em circuitos elétricos, temos a obrigação de considerar a resistência elétrica.
A resistência elétrica mede a propriedade dos materiais de oferecer resistência a passagem de corrente elétrica
Sendo a corrente elétrica uma grandeza a ser determinada pela resistência elétrica do circuito como também pela fonte de força eletromotriz, no caso uma fonte que forneça uma diferença de potencial ao meio, da-se a importância a qual devemos considerar.
Importante observarmos também as formas pelas quais a energia produzida pelo fluxo das cargas, é dissipada no meio. Essa dissipação que pode ser desprezada ou subaproveitada, em muitos casos, transforma-se em fonte de energia para diversas aplicações de suma importância em nosso dia-a-dia. E em nosso caso específico, estudaremos as principais característica que diferenciam os resistores ôhmicos e não ôhmicos.
I. Introdução
Este relatório tem como finalidade principal demonstrar, através de cálculos, as principais diferenças nas características entre resistores dos tipos ôhmicos e não ôhmicos. O relatório objetiva também a demonstração práticas desses dispositivos que podem ser utilizados em diferentes aplicações, sendo: A transformação de energia elétrica em térmica, em luz, controle da corrente elétrica em determinados dispositivos elétrico-eletrônicos entre outros. Com a aplicação da lei de ohm (V=R.I) observaremos o comportamento do gráfico entre os dois dispositivos que serão utilizados como resistores: A lâmpada e o resistor de carvão.