O que vêm a ser o jogo e a brincadeira e quais suas possibilidades de ensino
Aluna : Iuvênica Moraes
O que vêm a ser o jogo e a brincadeira e quais suas possibilidades de ensino?
Os jogos e as brincadeiras são fontes inesgotável de felicidade, prazer, saúde física e mental e sem duvida de ensino, que se fundamenta no exercício da liberdade de agir e de se expressar por isso, representam a conquista de quem pode decidir, arquitetar, sentir, aventurar, sonhar e agir, superando os desafios e as regras da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos, se superando e conquistando.
Com jogos e brincadeiras conseguimos fazer do difícil - fácil, do complicado - possível porque atrás deles usamos o prazer e felicidade tornando assim mais fácil o aprendizado e o interesse, que se fundamentam no exercício da liberdade existem regras mais regras para o melhor funcionamento do jogo ou brincadeira, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios que o jogo e a brincadeira no impõe a todo instante, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
Brincar é colocar o cérebro (imaginação) e o corpo em ação. O bom jogo não é aquele que o jogador (Criança ou Adulto) domine corretamente todas as regras e movimentos, o importante é que possa jogar de maneira lógica, alegre e desafiadora, o jogo proporcione um contexto estimulador para as atividades mentais e amplia sua capacidade de cooperação, libertação e de liderança.
Nesse sentido, o divertimento tem caráter de liberdade que contrapõe a lógica da produtividade; indica a possível definição de papéis sociais e da cultura humana, como a obediência e quem comanda.
As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo fantasia, símbolos, imaginação - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão adquirindo noções de como separar o imaginário o real.