mitose
O reino monera é formado exclusivamente por bactérias, dotadas das células mais simples que existem. São geralmente unicelutares e tem célula procrióticas, ou seja, sem envoltório nuclear. Costumam medir aproximadamente 1 micrômetro, mas foram encontradas algumas "gigantes", com cerca de 1 milímetro.
Seu formato é variado. As bactérias podem ter a forma de um bastão (bacilo), de esfera (coco), ser curvadas (víbrião) ou onduladas (espirilo), e algumas têm aspecto irregular.
Segundo sua nutrição, há no reino monera bactérias heterótrofas e autótrofas. Entre as autótrofas, muitas são fotossintetizantes, pois produzem matéria orgânica graças à energia luminosa, como ocorre com as plantas. Outras autótrofas utilizam a energia de reações químicas das quais participam substâncias inorgânicas encontradas no meio - essas bactérias são as quimioautotróficas.
Existem bactérias que necessitarn de gás oxigênio para sua respiração. Outras, no entanto, não precisam desse gás, que pode ser danoso para algumas delas; essas bactérias devem viver em lugares onde há pouca quantidade ou ausência do gás oxigênio, como no fundo dos pântanos.
Características gerais dos protistas
Os protistas são as algas unicelulares e os protozoários. A célula de um protista é semelhante às células de animais e plantas, mas há particularidades. Os plastos das algas são diferentes dos das plantas quanto à sua organização interna de membranas fotossintéticas. Ocorrem cílios e flagelos para a locomoção. Alguns protozoários, como certas amebas, têm envoltórios protetores, as tecas. Os radiolários e heliozoários possuem um esqueleto intracelular composto de sílica. Os foraminíferos são dotados de carapaças externas feitas de carbonato de cálcio. A salgas diatomáceas possuem carapaças silicoses. Os protistas podem ainda ter adaptações deforma e estrutura de acordo com o seu modo de vida: parasita, ou de vida livre. Segundo a classificação do mundo vivo em cinco