Acidente Vascular Cerebral/Acidente Vascular Encefálico
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Acidente Vascular Cerebral/Acidente Vascular Encefálico
João Pessoa – PB
22/10/2012
Acidente Vascular Cerebral/Acidente Vascular Encefálico
João Pessoa – PB
22/10/2012
SUMÁRIO
RESUMO
Um trabalho bibliográfico com a finalidade de obter conhecimentos acerca de pessoas com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A pesquisa foi feita com base nos dados acadêmicos, bibliográficos e junção de artigos com o uso da internet, A análise de conteúdo foi o referencial metodológico que permitiu organizar todo o conhecimento, em um corpo de partes, denominadas: parte 1 - definições do AVC e tipos; parte 2 – Sinais, sintomas, exames, reabilitação, tratamentos, principais fatores de riscos e prevenção; Parte 3 – Anexos e conclusão.
INTRODUÇÃO
Caracterizado pela perda rápida de função neurológica o acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE) é decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema sério provocado por um distúrbio no fornecimento de sangue ao cérebro. Se o fornecimento de sangue for limitado ou interrompido, as células do cérebro começam a morrer o que pode levar a lesões cerebrais e possivelmente morte. Os AVCs são uma mergência médica que requer tratamento imediato, pois quanto mais expressa à pessoa receber tratamento, menor será a probabilidade de lesões. Existem dois tipos principais de AVCs: isquêmico e hemorrágico. O AVC isquêmico é causado por um coágulo sanguíneo que impede o fornecimento de sangue. O AVC hemorrágica é causado pela ruptura dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração, provocando lesões cerebrais. Também existe um problema relacionado que se chama ataque isquêmico transitório (AIT) e que ocorre com a interrupção