TRABALHO DE PACIENTE CRITICO NOVO
Os acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos (AVCH) são causados pelo sangramento no tecido cerebral, ventrículos ou espaço subaracnóide. A hemorragia intracerebral primária é causada devido à ruptura espontânea de pequenos vasos, que é causada mais comumente pela hipertensão descontrolada e a secundária é devido a malformações arteriovenosas (MAV), aneurismas intracranianos ou algumas medicações como anticoagulantes, anfetaminas, etc (SMELTZER; BARE, 2005).
[...] Alguns fatores complicadores incluem o aumento da pressão intracraniana e o edema cerebral. No acidente vascular isquêmico (AVCI) ocorre a diminuição/interrupção do fluxo sanguíneo cerebral devido à oclusão de um vaso sanguíneo. Esta diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro interfere nas funções neurológicas dependentes da região afetada (SOARES, 2009).
É de extrema importância que o enfermeiro identifique todos os fatores de risco, utilizando estratégias para sensibilizar e educar as pessoas à reverter os fatores de risco, mantendo assim a saúde, e consequentemente adquirindo a melhoria da qualidade de vida.
A prevenção se dá pela regulação da pressão arterial, boa dieta, atividade física regular, controle da