AVE
PUBLICIDADE
AVE - Acidente vascular encefálico - também conhecido como AVC e derrame cerebral, se caracteriza pelo entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo no cérebro, que pode estar relacionado com alguns fatores, como má alimentação, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, o uso de álcool e drogas, estresse e o uso de anticoncepcionais.
Sintomas do acidente vascular encefálico
Os sintomas do acidente vascular encefálico podem ser:
Tontura e desequilíbrio
Fraqueza muscular, dificuldade de se levantar da cama ou da cadeira, por exemplo;
Visão embaçada;
Fala enrolada;
Dormência numa parte do corpo;
Pode haver convulsões e
Incontinência urinária.
O diagnóstico do AVE pode ser feito através dos sintomas apresentados pelo paciente e de exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Tratamento para acidente vascular encefálico
O tratamento do acidente vascular encefálico pode ser feito através do uso de medicamentos contra coagulação do sangue e para controlar a pressão arterial e, em alguns casos, a cirurgia é indicada para a retirada do coágulo.
Para a reabilitação do paciente é importante fazer fisioterapia para fortalecer os músculos, diminuir as contrações e melhorar a coordenação motora.
Tipos de AVE - Acidente Vascular Encefálico
PUBLICIDADE
Dra. Ana Luiza Lima (Cardiologista)
Existem dois tipos de AVE - Acidente Vascular Encefálico, o hemorrágico, caracterizado pelo rompimento de um vaso sanguíneo que resulta no derramamento de sangue no cérebro, e o Isquêmico, que se caracteriza pela interrupção da circulação de sangue em determinada área do cérebro.
O acidente vascular encefálico do tipo hemorrágico subdivide-se em:
Hemorragias Intracerebrais (Cerebral): hemorragia dentro do cérebro, com grande probabilidade de haver sequelas.
Hemorragias Subaracnóides (Meníngeo): hemorragia em volta do cérebro que leva ao rápido aumento da pressão intracraniana.
O acidente vascular encefálico do tipo