mitose
A capacidade de crescer e se reproduzir são atributo fundamental de todas as células. No caso as das células eucariontes, o processo básico de gênese novo células obedece ao um padrão cíclico que começa com o crescimento celular.
O ciclo celular compreende os processos que ocorrer desde a formação de uma célula ate sua própria divisão em duas células filhas, todas iguais entre si. O estudo da divisão celular mostrou que o ciclo celular consiste em duas grandes etapas: interfase e mitose.
Mitose é um processo de divisão que ocorre em todas as células sománticas vegetais e animais e distribui igualmente os cromossomos entre as células filhas, e que se caracteriza pela divisão do núcleo. Este processo é responsável pelo crescimento e manutenção da vida.
Para aprofundamos os estudos sobre essas divisões celulares usaram as pontas de raiz de cebola, por ser material fácil de obter e por apresentar um crescimento acelerado, são excelente para o estudo da mitose.
Foi utilizado corante básico para observação de estruturas cromossômicas por serem ácidos nucleicos os componentes celulares mais basófilos, pelas quais tem mais afinidade. Os corantes acéticos funcionam também como hidrolissadores.
Objetivo: Preparar lâminas de ponta de raiz de cebola para observação e estudo de mitose.
Material:
Microscópio, agua destilada, orceína acética, lâminas e lamínulas, ponta de raiz de cebola, HCI 5N.
Procedimento
1. Adquirimos bulbos de cebola roxa em bom estado. Cartamos as raízes secas, espetamos três palitos de bulbos, de forma a sustentar na boca de um copo com água da torneira, até tocar no que restou das raízes. Deixamos em repouso por alguns dias, até obter raízes de 1 a 2 cm.
2. No recipiente tampado, hidrolisamos as raízes com CHI 5N por 20 minutos (o HCI é volátil).
3. Transferimos as raízes para um recipiente com água destilada enquanto preparava as lâminas.
4. Colocamos uma em uma coifa em uma lâmina e com um