SISTEMA DE PRODUÇÃO
A montadora sul-coreana Hyundai foi fundada em 1946, mas somente em 1974 foi construído o primeiro carro da marca. Em 1976 exportou seu primeiro carro, chamado Pony. Em 1985 lançou o Excel, ano em que inaugurou outra fábrica na Coreia e instalou-se nos Estados Unidos. Mas em 1998, em meio à crise que levou a diversas fusões no país, a Hyundai comprou a Kia, formando o grupo Hyundai Kia Automotive Group.
A partir de 1998 foi feita total re-estruturação na companhia que utilizava as bases do STP, mudando radicalmente suas estratégias. O filho do fundador Chung Mong-Koo assumiu a empresa e trocou todos os diretores, que eram administradores ou contadores, por engenheiros de formação. Foi a primeira grande mudança. Outra estratégia da companhia para se diferenciar foi o fato de ser a primeira montadora a dar garantia de cinco anos nos seus carros, uma ação inovadora no segmento automotivo. Para garantir essa ação, a empresa, que tinha cerca de 100 inspetores, passou a ter mil inspetores de qualidade em sua linha de produção para conseguir manter essa garantia. Em 2005, a empresa chegou a atrasar por seis meses o lançamento do Sonata, em razão de não ter garantia de qualidade do veículo. A empresa seguiu por um bom tempo as bases do STP, principalmente o conceito just in time, tanto que na sua unidade em Ulsan, maior complexo industrial do mundo, fica ao lado do porto.
Depois de prontos e inspecionados, os veículos seguem direto para o pátio que dá acesso ao porto, tempo que não leva mais do que três minutos, podendo ser enviados para todas as partes do mundo. Essas são