SISTEMAS DE PRODUÇÃO
RESUMO
Os sistemas de produção se diferenciam pela execução dos processos produtivos, e buscam otimizar a produtividade, reduzir desperdícios e satisfazer os clientes. A escolha desses sistemas são resultados que variam de acordo à qual produto, quando e quanto eles são necessários. Este trabalho propõe-se a conhecer a realidade dos sistemas de produção das empresas associadas ao Distrito Industrial de Santa Maria/RS, e suas características. Foi realizada uma pesquisa, através de um questionário, nas indústrias associadas ao distrito, com o objetivo geral de identificar os modelos de sistemas de produção utilizados pelas empresas do Distrito Industrial de Santa Maria/RS. Os objetivos específicos do trabalho são: identificar os fatores de maior relevância para a escolha do sistema de produção; levantar as características dos modelos sistemas de produção utilizados; e verificar os fatores de avaliação de desempenho dos sistemas de produção utilizados. Pode-se observar que os sistemas de produção das indústrias questionadas apresentam 43% de características de sistemas que “empurram” a produção, 31% de características de sistemas administrados através dos "gargalos" de produção e 26% de características de sistemas que “puxam” a produção.
PALAVRAS-CHAVE: Produção; sistemas; indústrias.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos uma das preocupações constantes das empresas, visando aumentar a margem de lucro, é a otimização de sua produção. Não importa as características do produto ou serviço, ou a quantidade a ser produzida, para todos os casos sempre há um ou mais sistemas de produção adequados.
Os sistemas de produção, que têm por principal objetivo a fabricação de bens e serviços, se diferenciam na execução dos processos produtivos, alterando assim o que é produzido e seus recursos necessários. Buscando sempre otimizar a produtividade, reduzir desperdícios