O que você precisa saber sobre a Venezuela
Acredita-se que o homem apareceu no território que hoje conhecemos como Venezuela há mais ou menos 16000 anos. Esta população chegou pelo sul, na região do Amazonas, pelo Oeste, pelos Andes e pelo Norte através do Caribe.
As habitações eram muito variadas. Os agricultores, caçadores e pescadores que trocavam freqüentemente de moradia e viviam em casas bem simples de palha. Ao sul da Venezuela podiam ser encontradas grandes casas circulares como a que podemos ver nesta foto.
Um dos legados que nos deixaram estes primeiros venezuelanos foram os petroglifos, umas gravações em pedra como a que mostra a foto.
2. O descobrimento da Venezuela - 1498
A Venezuela foi descoberta durante a terceira viagem de Cristóvão Colombo, em 2 de agosto de 1498, quando ele chegou à foz do rio Orinoco, depois de haver passado em frente à ilha de Trinidad. Era a primeira vez que os espanhóis tocavam o continente Americano! Na realidade, durante a primeira viagem eles haviam chegado à ilha de Santo Domingo e na segunda, em Porto Rico.
Depois ele prosseguiu sua viagem passando pelo Golfo de Paria e margeando a costa, passou pela Ilha de Margarita, onde encontrou as primeiras pérolas. Logo seguiu sua viagem para o Norte.
3. A Conquista
A conquista foi um período que se seguiu ao descobrimento e que se estendeu até a metade do século XVII. Os espanhóis tinham grandes motivos para dominar este novo mundo que acabavam de descobrir. O primeiro, um motivo "nobre", era a evangelização que consistia em converter os indígenas ao cristianismo, e como conseqüência eles teriam que obedecer ao Papa e aos Reis de Espanha. O segundo motivo, um pouco menos nobre, era conseguir riquezas, em particular o ouro e as pérolas.
Os índios ofereceram um forte resistência ao intento espanhol de conquista-los. Um dos mais valentes foi Guaicaipuro, o chefe (cacique) da tribo Caribe.
Em sua luta contra os espanhóis, ele destruiu alguns povoados e acabou com algumas