Recursos didáticos ao serviço do formador
Se a esta imagem associarmos um som, isto vai fazer com que sempre que escutemos aquele som nos iremos recordar da mensagem que o conjunto imagem/som nos transmitiu.
Também, no processo pedagógico, a escolha do recurso didático, irá influênciar o resultado final da formação. Cabe ao formador optar por aqueles que no seu entender se adequam mais ao seu público alvo, à mensagem e o que lhe permitir facilitar transmitir a mensagem. É de ter em atenção que qualquer elemento de natureza visual fará aumentar em cerca de 60% a 70% a assimilação do discurso do formador.
Independente dos recursos didáticos escolhidos pelo formador, o seu objetivo ao aplicá-los será essencialmente entre outros para:
• Despertar e prender a atenção dos formandos;
• Tornar a aprendizagem mais objetiva, concreta e próxima da realidade;
• Permitir a formulação de imagens concretas
• Ajudar a melhorar e a compreender as relações das partes com o todo;
• Facilitar a troca de ideias, uma vez que a informação é a mesma para todos os formandos.
No entanto, a simples utilização de recursos didácticos não pode ser um fim em si mesmo. Deverá sim, ser um meio para melhor se concretizar os objectivos de uma ação de formação, não podendo ser solução que irá resolver todos os problemas pedagógicos.
Como podemos denotar dos objetivos anteriormente apresentados, os recursos a utilizar não podem constituir um produto acabado, sem qualquer possibilidade de exploração, eliminando assim todas as