Dossiê técnico pedagógico
O Dossier Técnico-pedagógico representa o arquivo de toda a documentação referente à constituição e desenvolvimento do processo de formação, é um repositório de dados, de resultados, de recursos e das conquistas que vão sendo alcançadas com a sua implementação pelo que este documento, quando bem constituído, assume-se como uma poderosa ferramenta, com evidentes ganhos no desenho de novas intervenções.
A formação (co-) financiada pelo Fundo Social Europeu obriga ao arquivo e registo de tudo o que se realizou no âmbito da formação, para posterior verificação ou auditoria se assim for entendido como necessário.
A documentação organizada da formação - em forma de dossiê - pode ser utilizada para além do mero registo histórico e obrigação administrativa, uma vez que estão reunidos elementos que permitem uma análise do passado para melhoria ou desenvolvimento de vários subsistemas da Gestão de Recursos Humanos. A Formação
Profissional, enquanto instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional, está ligada ao planeamento estratégico de recursos humanos, à gestão do desempenho e de carreira, de forma mais ampla. Poderá, inclusivamente, fazer parte da estratégia organizacional a formação interna de determinadas competências para fazer face à sua especificidade. Daí a reflexão sobre as conclusões de ações de formação anteriores permitirem equacionar novas soluções/formas de conceber, preparar, realizar e/ou avaliar e assim contribuir para a concretização do perfil de competências, desde logo, orientado para o cumprimento dos objectivos organizacionais.
Existem documentos considerados essenciais para que este registo seja completo. São eles:
1- Ficha de identificação da equipa formativa
2- Referencial / programa de curso e respetivo cronograma
3- Identificação dos formadores / Contratos de prestação de serviços
4- Ficha de inscrição dos formandos / Contrato de formação profissional
5- Notas do processo de