Pesquisa de inspiração etnográfica
ANTROPOLOGIA
Alessandra Veiga, Caetano Cantarelli e Priscilla Vacchiano
CSPP2C
HIPPIES
Pesquisa de inspiração etnográfica
Rio de Janeiro
2013
1. Introdução
O grupo realizou uma pesquisa de inspiração etnográfica sobre tribos, conjuntos de pessoas com as mesmas características, pensamentos e culturas. Ao escolher o tema pensamos em um grupo que todos os integrantes tivessem interesse em pesquisar, algo que fosse acrescentar conhecimento a nossa vida cotidiana, acadêmica e profissional, e que houvesse algum lugar em que esse grupo se reunisse para facilitar o campo de pesquisa.
O tema escolhido para essa analise foi o movimento Hippie, não exatamente o movimento em questão, mas sim as pessoas que fizeram e fazem parte desse estilo de vida. O objetivo inicialmente com o projeto era analisar a trajetória das pessoas para entender seus costumes, como se relacionam, como vivem e como são vistas atualmente. Entretanto, o grupo resolveu analisar também em profundidade as particularidades dessas pessoas tendo em vista que o movimento hippie se disseminou ao longo do tempo, transformando o estilo de vida antigo e original, mas preservando a essência deste.
Os resultados do projeto ao longo do bimestre foram seis entrevistas com seis pessoas participantes do grupo social escolhido, sendo que cada integrante do trabalho ficou responsável por duas entrevistas. Ao final das entrevistas, com toda a bagagem de conhecimento adquirida, foi possível construir as análises e conclusões sobre esse grupo social em que fizemos o recorte analítico.
Antes de ir realizar o trabalho de campo o grupo passou algum tempo analisando o comportamento dos hippies e pré-definindo como seriam as pessoas que iriamos entrevistar. O grupo decidiu visualizar essa tribo urbana como pessoas que preferem a liberdade de estar constantemente pelas ruas, trabalhar ao ar livre, contemplar a natureza, adquirir produtos