Investimento para Iniciantes
Como começar a investir sem medo
Produzido pela equipe Finanças Femininas
Abril de 2015
Todos os direitos reservados
Índice
Introdução
4
O que é Renda Fixa?
5
Tipos de investimentos
7
CDB - Certificado de Depósito Bancário
7
LCI e LCA - Letras de Crédito Imobiliário e Agrícola
9
Tesouro Direto
10
Fundos de Investimento
13
Poupança
17
Previdência
18
Quais serão os principais investimentos para 2015
20
Investindo de acordo com a quantidade de dinheiro
22
O mais importante de tudo
24
Introdução
Pensar na palavra “investimento” pode parecer assustador para muita gente.
Entender de educação financeira, de comportamento de mercado, conjuntura econômica, enfim, tudo isso acaba afugentando pessoas que até têm vontade de fazer o dinheiro render e tem já uma graninha guardada, mas não fazem a menor ideia de como começar. Pensando nisso, resolvemos criar esse e-book para ajudar os iniciantes (e as iniciantes!) a investirem seu dinheiro sem medo.
Como em qualquer situação em nossa vida, a ordem natural é começar de baixo até alcançar o topo. Para alcançarmos patamares mais elevados, e que dependem de mais maturidade, precisamos passar pela fase do aprendizado.
É a bagagem ao longo deste caminho que nos permitirá ter segurança para os desafios maiores.
Assim, se você deseja começar a investir, mas ainda não tem experiência no assunto, o aconselhável é seguir uma estratégia um pouco mais conservadora e de risco menor: os investimentos de renda fixa.
Mas você sabe quais são eles?
O que é Renda Fixa?
Um investimento em renda fixa é qualquer tipo de aplicação que tenha um rendimento combinado logo no início – se você já acerta um porcentual, ele é pré-fixado, e se escolhe um título que vai render como um indicador (como a inflação ou a taxa Selic de juros), ele é pós-fixado. No fundo, qualquer investimento de renda fixa é um empréstimo que fazemos para governos e empresas. Quando você compra