Psicologia
Decidi ler, pois o assunto abordado é extremamente útil, principalmente para o investidor iniciante que ainda não conhece as diferentes modalidades de aplicação. O Gustavo proporciona um material de conteúdo excelente, mas acima de tudo, informa com senso crítico, ao pequeno investidor, os diferentes tipos de investimento disponíveis.
O livro começa com uma breve introdução que mostra onde estamos pisando. Fala um pouco sobre finanças através de uma escrita bem agradável e nessa parte procura contextualizar o leitor para o que o espera à frente. Quem nunca sonhou em atingir o primeiro milhão? Quem quer atingir a inteligência financeira de forma eficiente? Como atingir? O livro procura responder de forma concreta essas perguntas.
O Capítulo 1 mostra que investir é multiplicar e que devemos pensar além do investimento em imóveis que já foi uma modalidade bem vantajosa no passado, mas agora nem tanto, pois os tempos são outros. O ganho com Títulos Públicos também não é razoável, pois atualmente a Selic está em 9,75% e o rendimento real proporcionado por essa taxa é muito pouco. Estamos em uma era de solidificação da economia e precisamos procurar outros produtos para ganhar dinheiro.
O capítulo 2 apresenta os obstáculos ao investidor iniciante. Geralmente a falta de informação total sobre finanças, a dificuldade de compreender o mercado financeiro acaba afugentando o investidor iniciante e este procura abrigo na poupança. Esse capítulo procura desmitificar um pouco essa ideia e mostra como nosso comportamento altruísta pode nos ajudar financeiramente.
O capítulo 3 mostra o que nós não devemos fazer em hipótese nenhuma. Algumas atitudes são vistas diariamente como aquele amigo que paga uma taxa elevada de corretagem, o namorado da