Processamento Paralelo
- Processamento paralelo com Swar (Simd (Single Instruction, Multiple Data) Within a Register)
Utiliza as instruções MMX, que vem dos processadores Pentium MMX, de 1997, que consiste em realizar tarefas paralelas, em baixo nível de programação, podendo ser feitas com maquinas de um só processador.
- Processamento paralelo com SMP (Symetric Multi Processor)
Como o nome já diz, consiste no uso de computadores com mais de um processador, onde esses processadores partilham o mesmo BUS e memória RAM. As vantagens de se usar o SMP é que ele é fácil de programar, mas também há desvantagens (hoje em dia já superadas),devido a ele somente ser programado em máquinas com mais de um processador, o que era um problema para os computadores da época em que começou a ser usado.
- Processamento paralelo com cluster Beowulf
O Beowulf é um cluster que agrupa computadores que usam GNU/Linux para fazer processamento paralelo, que não necessita ter mouse, teclado ou monitor, por ser uma espécie de servidor. Para usa-lo, é necessário um conjunto de computadores interligados e que sejam usados somente para o processamento paralelo.
As vantagens do Beowulf são: a sua fácil e barata manutenção, menor custo de máquinas e o pequeno número de problemas relacionados a instalação de pacotes de informações desnecessários, mas suas máquinas só podem atingir um certo nível de processamento que é definido pelo servidor.
- Processamento paralelo com cluster de Workstation
Diferentemente do Beowulf, a Workstation é um conjunto de computadores completos, com mouse, teclado e monitor, conectados por uma rede e executando duas funções: processar planilhas e textos, diariamente, através de vários programas e também é usado nos fins de semana para processamentos pesados de dados. Esse tipo de processamento paralelo é mais usado para armazenar dados de livros em bibliotecas ou de dados científicos em laboratórios universitários.
Tem como vantagem o fácil