Trabalho Processamento Paralelo
TECNICO EM INFORMATICA
Turma B
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TEMA: PROCESSAMENTO PARALELO
GRUPO 5
Greice Helena Rovero RA1400003424
Rogéria Nogueira da Silva RA1400026806
Marcelo Donizete Amorin Custódio RA14000026807
Rio Claro, 30/05/2014
Processamento paralelo
Utilizar múltiplos processadores (dois ou mais) de forma simultânea para resolver um único problema, é definição mais simples para definir o processamento paralelo.
Ele surge para sanar a deficiência das máquinas sequenciais (processador único, menor velocidade do processamento de dados e o gasto maior de tempo nos processos), a saída encontrada foi a utilização de processadores em paralelo.
O agente motivador deste processo foi à possibilidade de aumentar a capacidade de processamento de uma única máquina através do processamento paralelo dos dados, ou seja, o aumento considerável do desempenho de resposta de uma máquina, o que ocasiona uma redução do tempo gasto para a solução de um problema. Assim, por meio do paralelismo foi possível romper as limitações da utilização de um único processador. Conforme Stallings (2010) “Um jeito tradicional para melhorar o desempenho do sistema é usar múltiplos processadores que possam executar em paralelo para suportar uma certa carga de trabalho.” O uso desta tecnologia se mostra cada vez mais necessária na atualidade, visto que as tarefas executadas pelos computadores estão cada vez mais complexas.
Segundo Andrews (2000), toda aplicação paralela pode ser categorizada como sendo de uma das seguintes formas:
- Sistema Multi-Threaded: um programa que contém mais processos do que o número de processadores disponíveis. Estes sistemas têm como objetivo gerenciar múltiplas tarefas independentes. Um sistema operacional se encontra dentro desta categoria;
- Sistema Distribuído: vários processos são executados em várias máquinas, conectadas entre si de alguma forma. Estes processos se comunicam