Processamento Paralelo
Sistemas distribuídos.
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Sistemas de Informação (INF18) – Sistemas Distribuidos
20/11/2013
RESUMO
Com a expansão atual das tecnologias bandas de internet, processamento, massa de dados, clientes o tempo todo requerendo algum tipo de processamento, tais tempos de processamento podem ser diminuídos e aplicados ao processamento distribuído.
Palavras-chave: Sistemas Distribuídos, processamento paralelo.
1. INTRODUÇÃO
Com a grande quantidade de dispositivos online atualmente a computação paralela torna-se ainda mais interessante seu estudo e aplicação. A qualquer momento podendo ser de um notebook, smartphone, tablets, etc, podemos nos conectar e utilizar esse processamento disponível através de protocolos e métodos cabíveis e confiáveis, conforme será exemplificado a seguir. Com esse tipo de arquitetura podemos conseguir a implementação de sistemas mais confiáveis, mais rápidos, maior capacidade, porém como todo projeto e tecnologia encontraram desafios no processamento paralelo também, atrasos e falhas na comunicação, segurança nos recursos distribuídos.
2. PROCESSAMENTO PARALELO
O Processamento paralelo é uma forma eficiente de processar a informação, onde é enfatizado diversos eventos simultâneos que desta forma aumenta a capacidade de processamento de um computador. A maioria dos computadores atuais possui sua arquitetura de processamento em paralelo sendo assim ultrapassando as limitações que existiam nos computadores sequenciais. Obviamente que um sistema distribuído focado em processamento não depende somente do processador e suas memórias, o projeto vai muito além, envolvendo limites de cabeamento, banda internet, sincronização, etc. Segundo a definição de Hwang, citado por [Navaux89], processamento paralelo é: uma forma eficiente do processamento da informação com ênfase na exploração de eventos concorrentes no processo computacional.
2.1 MODELOS