Inova O
O segredo para uma inovação bem sucedida é a gerência de riscos. Primeiramente temos que estabelecer metas para o novo produto, temos que avaliar se o mesmo suprirá as necessidades dos consumidores, como será a aceitação do mesmo no mercado, custo, entre outros. Segundo, eliminação do produto, se for verificado que o produto a ser lançado não atingirá as metas, temos que eliminá-lo logo para não perdermos tanto com isso.
O desenvolvimento do produto é uma atividade complexa, que envolve muita gente para definir o que será melhor para todos. Temos os consumidores, vendedores, engenheiros de produção, designers e os empresários. Cada um influência em algo, sendo que o produto tem que ser satisfatório para todos.
A atividade de desenvolvimento de um novo produto não é simples, pois é necessário uma pesquisa, planejamento cuidadoso, controle meticuloso e uso de métodos sistemáticos. O mais importante é o conhecimento básico para desenvolver novos produtos, para poder coordenar as atividades do projeto e sempre temos que ter uma visão global sobre o processo de desenvolvimento de novos produtos.
Regra básica do projeto sistemático - Os Três Macacos
Não enxergar o pecado! - Enxergar o pecado no dicionário de desenvolvimento de novos produtos, significa ter sensibilidade para identificar os projetos de produtos que poderão falhar no mercado. É superada pela tarefa de criar o produto, a meta mais importante é a expectativa do consumidor, outra meta importante é compatibilidade do projeto. Os projetistas que falham não enxergam o pecado, se essas falhas forem identificadas em tempo hábil poderão economizar muito trabalho, tempo e dinheiro. Como diz o ditado: "se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve".
Não ouvir o pecado! - Não adianta estipular metas e não acompanhar o andamento do processo, pois temos que estar sempre acompanhando e averiguando se o mesmo esta de acordo com o previsto, para caso haja necessidade, uma