INOVA O
Inovação é o processo estratégico empregado pela organização na criação de novos elementos, novos valores ou novas capacidades aos recursos, aos processos, aos produtos/serviços, às técnicas organizacionais, ao modelo de negócio ou a qualquer outro componente relevante para a consecução dos objetivos da organização.
Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.
Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos. Entretanto, o que se pode perceber é que as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de ter tomado esse caminho.
As organizações inovadoras sejam elas de pequeno, médio ou grande porte são aquelas que conseguem constantemente se reinventar. Não apenas lançam um grande número de produtos e serviços a cada ano, mas buscam sempre uma forma de encontrar o novo. Elas incentivam a geração constante de ideias, mesmo daquelas que não saem do papel. Apostam no que aparentemente não faz sentido, olham para onde ninguém está olhando, mergulham em projetos desacreditados pela maioria das pessoas. Essas empresas só não estimulam como também ajudam as pessoas a pensar diferente.
A inovação deve fazer parte da mentalidade dos funcionários em todos os níveis. Evidentemente, a forma mais eficiente de implantar uma mudança na empresa se dá quando o exemplo vem de cima. No entanto, se as lideranças tomam a iniciativa, a nova cultura é absorvida com muito mais facilidade pela organização.
As empresas buscam novas alternativas de gestão devido às mudanças como a globalização, a necessidade de gerenciar adequadamente o conhecimento para gerar inovação e competitividade, e a formação de redes empresariais.
As vantagens competitivas precisam ser reinventadas e os setores de baixa intensidade em tecnologia e