UM ESTUDO SOBRE A DEMANDA DO SANTO GRAAL
CARACTERISTICAS E PERSONAGENS.
Larissa do Socorro Martins Leal
Universidade Federal do Pará
RESUMO: Neste estudo, se faz necessário pontuar algumas questões sobre o gênero novela de cavalaria, em seguida, traçaremos algumas características da novela A demanda do Santo Graal, os ciclos, as influências e a inclinação a formular exemplos de cavaleiro (Galaaz), isto é, de representações comportamentais idealizadas. Tendo como objetivo do trabalho, mostrar as faces dessa obra literária. Lembrando que deixaremos em ressalto alguns personagens como Galaaz e a Mulher da Capela.
PALAVRA-CHAVE: A Demanda do santo Graal; novela de cavalaria; ciclos; personagens. Introdução
A palavra “novela” teve suas modificações ao longo do tempo, por isso vejamos o que Massaud Moisés (2006, p. 103-104) tem a nos esclarecer sobre o significado da palavra e suas mudanças diante de várias línguas:
A palavra “novela” remota ao italiano “novella”, por sua vez originário da Provença (“novas”, “novelas”), onde significava “relato, comunicação, noticia, novidade”. A raiz etimológica estaria no latim
“novella”, de “novellus, a, um”, adjetivo diminutivo derivado de “novus, a, um”. Do sentido primordial de “jovem”, “novo”, “recente”, o vocabulário substantivou-se, adquirindo vária significação, desde
“chiste”, “gracejo” até “enredo”, “narrativa enovelada”. Com tal significado passou a outras línguas. Em vernáculo, o termo circula na acepção de “engano”, “embuste”, “mentira”, mas designa de modo geral uma história fictícia, longa, jorrando emoções fáceis. (...) No terreno dos estudos literários, é empregado por vezes de modo defeituoso: rotularia, ao ver de alguns críticos, as narrativas com mais de cem e menos de duzentas páginas. (...) Assumiu posteriormente o sentido pejorativo de “narrativa fabulosa, fantástica, inverrosimil”.
A novela de cavalaria teve origem na França, porém sendo auxiliada pela Inglaterra no século XIII1, “de