Finanças
Passo 1 - Estude sobre o mercado, esteja sempre atualizado
A sua primeira atitude nessa nova jornada da sua vida, deve ser a aquisição de conhecimento sobre o assunto. É importante lembrar que não é necessário aprender exatamente tudo sobre o mercado de derivativos. Com o passar do tempo o investidor/hedger vai "pegando jeito" com o mercado financeiro, ou seja, vai aprendendo com a prática.
Outro fator interessante em relação à negociação na bolsa de valores, é que a mesma possui cursos para investidores desde os iniciantes (muitos são gratuitos) até os mais experientes no mercado.Basta acessar o site www.bmfbovespa.com.br , e navegar na aba Educacional. Ainda sobre educação financeira, é importante ficar atento a certos profissionais que se auto intitulam "gurus" ou "especialistas" no assunto, quando na verdade o que eles querem é apenas ganhar dinheiro com a inexperiência das pessoas e nunca ensina o que os iniciantes realmente deveriam saber.
Existem inúmeros sites e blogs sobre educação financeira, de boa qualidade e de graça, e para conhecê-los basta fazer uma rápida pesquisa pela internet. Para escolher um profissional ou empresa de confiança, verifique se os mesmos possuem registros nos orgãos oficiais reguladores como a CVM - Comissão de Valores Mobiliários,IBCPF - Instituto Brasileiro de Certificação de Profissional Financeiro ou outros com a mesma autonomia.
Passo 2 - Escolha uma corretora de valores ideal para o seu perfil de investidor
A segunda etapa para se tornar um investidor/hedger bem sucedido é a escolha de uma corretora de valores que atenda às necessidades indiviuais.Essa é uma etapa muito importante nesse processo, principalmente para o iniciante, pois a corretora será a responsável por processar e executar as suas operações junto à bolsa de valores. Para realizar qualquer investimento na BM&F Bovespa o investidor precisa estar cadastrado em uma corretora de valores