O que mais as universidades poderiam oferecer a seus alunos?
Interdiscplinaridade e ação social. As Universidades precisam transformar o conhecimento produzido em benefício social. Quantas horas de trabalho são gastas, papel, toner, energia elétrica, etc para repetir os mesmos trabalhos todos os semestres. Por que as Universidades não levam seus alunos para promover uma melhoria da comunidade em que vivem?
É obvio não é? Por que não fazem? O governo pode abrir linhas de pesquisa que incentivem as intervenções na comunidade. Usar o conhecimento produzido para melhoria e manutenção do bem-estar da sociedade.
Resenha do Livro Fundamentos da Metodologia Científica
Fundamentos de Metodologia Científica
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª edição. São Paulo, 2010. Atlas.
O livro Fundamentos de Metodologia Científica enfatiza, no primeiro capítulo, sobre a ciência e o conhecimento cientifico. No segundo os métodos científicos. A seguir veremos simplificadamente o que vem a ser cada um deles, dando-lhes seus conceitos, classificação e método. Para se falar de conhecimento cientifico devemos diferenciá-lo dos outros conhecimentos. O conhecimento popular passado de geração em geração, sem formalidade com base em experiências pessoais, “portanto empírico” e desprovido de um conhecimento mais a fundo, mais sistemático, enquanto que o conhecimento cientifico é “transmitido por intermédio de treinamento apropriado” sendo um conhecimento formal, obtido por métodos científicos. Visa busca a forma como as coisas funcionam de modo sistemático. Podemos dizer que o homem detém vários tipos de conhecimento científico, desde aquele mais simples, comum a todas as pessoas e que nos passa despercebido, até aquele mais profundo e complexo não comum a todos indivíduos.