Arte em quadrinhos
Bom, foi uma grande dificuldade começar a fazer esse trabalho de resenha. Não pelo trabalho em si, mas sim do trabalho anterior ao real trabalho. Passei vários dias recolhendo informações, procurando livros relacionados ao meu objeto de estudo, coletando links de monografias que também abordassem o mesmo tema. A grande dificuldade foi; dentro dos trabalhos que eu encontrei, falar de apenas um. Porque mesmo tendo tantos trabalhos sobre histórias em quadrinhos, eles são abordados de maneiras bem diferentes, e são essas peculiaridades de cada trabalho que fizeram da minha escolha uma verdadeira dor de cabeça.
Acabei por escolher fazer a resenho sobre um artigo feito por Gustavo Cunha, Maurício Alves e Êvanio Bezerra, cujo título é: As histórias em quadrinhos na educação: Possibilidades de um recurso didático-pedagógico. Escolhi esse dentre de tantos outros, exatamente por causa da sua forte conexão com o meu objeto de estudos, que são as histórias em quadrinhos, e sua também forte conexão com a educação.
O artigo visava analisar a importância das Histórias em Quadrinhos inseridas na sala de aula como recurso didático-pedagógico e refletir sobre o seu uso em oficinas e minicursos realizados com este tema na Universidade Federal de Uberlândia. Os objetivos propostos inicialmente foram analisar a importância e os benefícios que este meio de comunicação de massa pode trazer para a educação, ao serem inseridos como instrumento pedagógico na escola e na universidade. O artigo em questão pretendia ainda compreender a relação que esta forma de arte tem no processo educativo e de ensino e aprendizagem da criança, auxiliando a aqueles que ainda não sabem ler ou escrever corretamente, ou seja, as histórias em quadrinhos são mecanismos fundamentais e não prejudiciais para o processo de ensino e aprendizagem do aluno.
O artigo começa abordando um leve e breve apanhado histórico, e falando em seguida, cobre as vivências dos pesquisadores