A arte rupestre e a história em quadrinhos
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo relacionar a arte rupestre e as histórias em quadrinhos. É mostrado que ambas têm muitos pontos em comum, sendo a primeira uma um espécie de antecessora da segunda, tendo elas como principal objetivo a transmissão de informações.
Palavras-chave: arte rupestre – histórias em quadrinhos – relação
ABSTRACT: This paper has the objective to relate rock art and comics. It is shown that both have many aspects in common, the first being a species of precursor of the second one, and having in their main objective the transmission of information.
Key words: rock art - comics - relation
O presente trabalho tem por objetivo relacionar a arte rupestre e as histórias em quadrinhos. Vendo que ambas têm muitos pontos em comum, sendo a primeira uma um espécie de antecessora da segunda, tendo elas como principal objetivo a transmissão de informações.
Arte rupestre é a representação artística da pré-história, que inicialmente reproduzia objetos do meio vivido, como animais e pessoas, e posteriormente cenas do cotidiano como caças e lutas. Ela foi criada como uma forma de comunicação, visando principalmente a informação com intenção de ser conservada.
Nesta época já eram conservados utensílios feitos de pedras e metais, que foram todos fundamentais para o nosso entendimento pré-histórico. Arqueólogos, antropólogos e pesquisadores unidos a esta causa são atualmente capazes de descobrir importantes fatos históricos vivenciados pelos homens das cavernas.
Pintura rupestre do Parque Nacional da Serra da Capivara
(Toca do Boqueirão da Pedra Furada)
Pintura Rupestre - Serra das Paridas - Lençóis
Nos Estados Unidos, por volta de 1890, foi criada por Mickey Dugan a primeira história em quadrinhos (HQ), após muitas ideias de unir texto e imagem, como já acontecia em charges e histórias ilustradas.
A história em quadrinhos de Mickey foi consolidada com o Yellow Kid, que