Cotagem
NORMA ABNT NBR-10126
GRUPO:
Guilherme Mendonça
Henrique Gomes
Luiz Henrique Marques Silva
Sumário:
1. NORMA ABNT NBR-10126
Esta norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos. Cotagem é a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, nota e valor numérico numa unidade de medida.
2. DEFINIÇÕES
Para melhor entendimento da Norma seguem abaixo algumas definições:
2.1. Cotagem
É a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas símbolos, nota e valor numérico em uma unidade de medida.
1.
2.2. Cotas Funcionais
Cotas essenciais para função do objeto.
2.3. Cotas não Funcionais
Cotas não essenciais para o funcionamento do objeto.
2.4. Cotas auxiliares
Não influenciam nas operações de produção ou de inspeção e nela não se aplica tolerância, dada somente para informação.
2.5. Elemento
Uma das partes características de um objeto (superfície plana, superfície cilíndrica, filete de rosca, etc.)
Figura 1 – Cotas Funcionais, não funcionais e auxiliares
3. APLICAÇÃO
Toda cotagem necessária para descrever uma peça ou componente, clara e completamente, deve ser representada diretamente no desenho. A cotagem deve ser localizada na vista ou corte que represente mais claramente o elemento. Desenhos de detalhes devem usar a mesma unidade (por exemplo, milímetro) para todas as cotas sem o emprego da unidade. Se for necessário, para evitar mal entendimento, o símbolo da unidade predominante para um determinado desenho deve ser incluído na legenda. Quando outras unidades forem empregadas como parte na especificação do desenho, o símbolo da unidade apropriada deve ser indicado com o valor. Cotar somente o necessário para descrever o objeto ou produto acabado. Nenhum elemento do objeto ou produto acabado deve ser definido por mais de uma cotas.
4.